Manuscritos alexandrinos em defesa do textus receptus(ACF)
Manuscritos alexandrinos em defesa do textus receptus(ACF)
Papiro 45 |
Sabemos que o texto critico, base da maioria das bíblias modernas se baseia em poucos manuscritos alexandrinos, enquanto o textus receptus tem base na maioria dos manuscritos gregos, nos lecionários, traduções antigas e citações dos "pais da igreja", além de ser o texto sempre utilizado pelos cristãos, nós cremos que Deus preservou suas palavras puras por todos os séculos, não cremos que Deus deixou sua palavra se corromper para ser reconstruída por homens impios, pelo contrario, cremos que Deus preservou as escrituras(Is:40:8, Is:59:21, Mt:24:35).
Como dito no inicio o texto critico se baseia em uns poucos manuscritos alexandritos, mas muitas vezes os manuscritos apoiam o textus receptus ao invés do texto critico! Veja alguns exemplos:
Uma(TR) Vs Poucas(TC)
"41. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária;(Lucas:10:41, ACF)"
A ACF, traduzida o textus receptus diz: Uma só é necessária[1], mas o texto critico diz: poucas.
Vejamos alguns manuscritos ALEXANDRINOS que concordam com o Textus Receptus:
Papiros:45(250 d.c), 75(175-285 d.c) e o manuscrito C(450 d.c), todos esses tem: uma só é necessária, e não: poucas(como o texto critico diz).
Senhor(TR) VS Nada(TC)
"59. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.(Lucas:9:59, ACF)"
Enquanto a ACF diz "Senhor" o texto critico simplesmente omite essa palavra(Ver ARA).
Vejamos alguns manuscritos alexandrinos que concordam com o Textus Receptus:
Papiros:45(250 d.c), 75(175-285 d.c)
Profetas(TR) VS Isaías(TC)
Enquanto o textus receptus verte: profetas, o texto critico diz: profeta Isaías, o que cria uma grande contradição, visto que a citação é de Malaquias 3.
Vejamos alguns manuscritos alexandrinos que concordam com o textus receptus: Codex Alexandrinus(400-440 d.c)
Codex Washingtoniensis(W, 032)(400 d.c)
Codex Vaticanus 354(S, 028)(949 d.c)
Embora não seja o foco desse artigo, também gostaria de citar o testemunho de Irineu de Lyon, escritor cristão do século II, que disse em sua obra contra as heresias:
"Por isso, Marcos, companheiro e intérprete de Pedro, inicia assim a redação do Evangelho: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme está escrito nos profetas"(Contra as heresias, livro III, capitulo 10,6, Ed Paulus)
Representação de Irineu de Lyon Contra as heresias, Irineu de Lyon,
tradução da Ed Paulus
Deus(TR) VS Aquele(TC)
"16. E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne"(1Timóteo:3:16, ACF)
A ACF, traduzida do TR, diz Deus, enquanto o texto critico diz aquele(ver ARA, NAA)
Vejamos um importante manuscrito alexandrino que confirma o textus receptus:
O Codex Alexandrinus, já citado acima também verte Deus, conforme o TR
Codex Alexandrinus em 1Tm:3:16
Você pode ler mais sobre esse versículo em:
e também o capitulo sobre esse texto no livro "The revision revised" de John William Burgon(Dean Burgon), que você pode ler aqui:
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Nota do autor: Muitos outros manuscritos e textos poderiam ser citados, esse artigo cita apenas alguns deles.
Muito bom
ResponderExcluirÓtimo texto !
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