Irineu de Lyon e Hipólito de Roma e o textus receptus
Irineu de Lyon e Hipólito de Roma e o textus receptus
Parte 1
Irineu de Lyon(184 d.C) |
Hipólito de Roma(190 d.C) |
Um dos pais do texto critico e da critica textual moderna Fenton John Anthony Hort(1828-1892) defendeu que não existiam evidencias de leituras sírias(bizantinas) antes de João Crisóstomo(que morreu em 407 d.C)[1].
Este artigo mostrará alguns exemplos que demonstram que essa afirmação de Hort não passa de mentiras, vejamos o testemunho de Irineu de Lyon e Hipólito de Roma, ambos do século segundo depois de Cristo, dois séculos antes de Crisóstomo.
Irineu
Marcos:1:1-2:
"Por isso, Marcos, companheiro e intérprete de Pedro, inicia assim a redação do Evangelho: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, conforme está escrito nos profetas"(Contra as heresias, livro III, capitulo 10,6, Ed Paulus)
Marcos:16:9-20:
"Marcos diz também: “Ora, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus”, confirmando assim o que foi dito pelo profeta: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés” (Contra as heresias, livro III, capitulo 10,6, Ed Paulus)
Lucas:4:18-21[2]:
"Sempre por este motivo o próprio Senhor lia em Cafarnaum as profecias de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim; por isso me ungiu e me enviou a anunciar a boa nova aos pobres, a curar os aflitos de coração, a anunciar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a visão”. E para mostrar que ele era o preanunciado pelos profetas, dizia-lhes: “Hoje se cumpriu esta Escritura aos vossos ouvidos”(Contra as heresias, livro IV, capitulo 23,1, Ed Paulus)
Lucas:23:34:
Também, pelas palavras que o Senhor disse na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”(Contra as heresias, livro III, capitulo 18,5, Ed Paulus)
João:1:18[3]:
"João diz: “Ninguém jamais viu a Deus. O Filho único[unigênito] que está no seio do Pai, este o deu a conhecer”. Pois o Pai que é invisível é dado a conhecer a todos pelo Filho que está em seu seio. Por isso o conhecem aqueles aos quais o Filho o revela, e, por seu
lado, o Pai dá a conhecer o seu Filho, por meio do próprio Filho, aos que o amam"(Contra as heresias, livro III,11,6, Ed Paulus)
"como está escrito no Evangelho: “Nunca ninguém viu a Deus, a não ser o Filho Unigênito que está no seio do Pai: ele o revelou”.
Desde o princípio o Filho é o revelador do Pai porque está com o Pai desde o princípio(Contra as heresias, livro IV, 20,6-7, Ed Paulus)
Atos:8:37:
"Demonstrou-lhe que aquele era Jesus no qual se
cumprira a Escritura, como dizia o eunuco ao crer e ao pedir logo o batismo: “Creio que Jesus é o Filho de Deus”(Contra as heresias, livro III, 12,8, Ed Paulus)
Romanos:10:9[4]
Então ele continua,
Se confessar com sua boca o Senhor Jesus
Efésios:5:30
Como diz o bem-aventurado Apóstolo na carta aos Efésios: “Somos membros de seu corpo, formados pela sua carne e pelos seus ossos”(Contra as heresias, livro V, 2,2, Ed Paulus)
Colossenses:1:14
como diz o seu Apóstolo: “Nele temos a redenção
por seu sangue e a remissão dos pecados”(Contra as heresias, livro V, 2,2, Ed Paulus)
Hipólito
João:1:18[3]
"e não há ninguém que veja a Deus exceto o Filho sozinho, o homem perfeito que sozinho declara a vontade do Pai. Pois João também diz: "Nenhum homem viu Deus em nenhum momento; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, Ele o declarou"(Contra Noetus, 5)
João:3:13[5]
“mas Ele mesmo o atesta quem desceu do céu; pois Ele fala assim: Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu, sim, o Filho do homem que está nos céus.”(Contra Noetus, 4)
-----------------------------------------------------------------------
[1] http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/TeoriaWH-NTGrego-ManuscritologiaBiblica-Anglada.htm
O Senhor deu a Palavra, um estudo sobre a história do texto bíblico, Malcom H.Watts, Sociedade bíblica Trinitariana do Brasil, Páginas 24 e 25
[2] O texto critico omite a expressão: aflitos de coração( a ACF diz: contritos de coração), tal expressão se encontra em 98% dos manuscritos gregos
[3] ver também: https://textorecebido.blogspot.com/2021/08/joao118-filho-unigenito.html
[4] O texto crítico diz: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor(ARA) ou "que Jesus é senhor(NVI),
já o texto recebido diz: confessares AO senhor Jesus,
" Note que a expressão "confessar ... que Jesus é Senhor", da NVI, serve a muitos perdidos heréticos que defendem que Jesus é UM senhor (até mesmo senhor pessoal deles), o Qual Jesus tem ou terá vários senhores iguais a ele ou acima dEle. Em oposição a isto, a expressão "confessares ... ao Senhor Jesus", da KJV e da ACF, deve ser entendida em 2 nuances complementares, ambas superiores ao Texto Crítico e à NVI:
(a) confissão de toda a perfeita pessoa de Cristo (humanidade e divindade e senhorio), e(b) além disso, também crer + falar + praticar exatamente tudo o que Ele falou e está registrado na Bíblia, sobre todo assunto."
-Hélio de Mezes Silva, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/Rom10.9-Kjv-AcfMuitoMelhoresQueNiv-Nvi-Helio.htm
[5] ver também:https://textorecebido.blogspot.com/2021/08/uma-breve-defesa-de-joao313-ora-ninguem.html
Comentários
Postar um comentário