Metodologia Alexandrina?
Metodologia Alexandrina?
Uma coisa que eu não consigo entender é a metodologia utilizada pelos críticos textuais, eles afirmam seguir "os melhores e mais antigos" manuscritos, sendo o códex Sinaiticus o manuscrito mais valorizado por eles, mas será que isso realmente é correto?
Vejamos um caso onde o texto critico vai contra todos os manuscritos gregos(exceto o Vaticanus) incluindo o Sinaiticus, e é Romanos:10:9, o texto diz:
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.(ACF)
O texto critico modifica esse texto trocando: Confessares ao Senhor Jesus para: confessares que Jesus é senhor(NVI)
Sobre isso o irmão Hélio de Menezes Silva diz:
" Note que a expressão "confessar ... que Jesus é Senhor", da NVI, serve a muitos perdidos heréticos que defendem que Jesus é UM senhor (até mesmo senhor pessoal deles), o Qual Jesus tem ou terá vários senhores iguais a ele ou acima dEle. Em oposição a isto, a expressão "confessares ... ao Senhor Jesus", da KJV e da ACF, deve ser entendida em 2 nuances complementares, ambas superiores ao Texto Crítico e à NVI:
(a) confissão de toda a perfeita pessoa de Cristo (humanidade e divindade e senhorio), e(b) além disso, também crer + falar + praticar exatamente tudo o que Ele falou e está registrado na Bíblia, sobre todo assunto."
O texto Recebido diz: οτι εαν ομολογησης εν τω στοματι σου κυριον ιησουν(Senhor Jesus)
O Textus Receptus verte o texto do mesmo modo que todos os manuscritos gregos com exceção de um.
O códex Sinaiticus verte:εν τω ϲτοματι ϲου(grafia
antiga de σου)
κν ιν (Abreviação de
κυριον ιησουν)
Códex Sinaiticus |
O códex Sinaiticus verte o texto exatamente igual ao Textus Receptus e a todos os manuscritos gregos exceto o Vaticanus.
Outro manuscrito grego Alexandrino muito importante para a crítica textual moderna é o códex Alexandrinus, datado do século 5 depois de Cristo, ele também verte o texto conforme o Textus Receptus e o Códex Sinaiticus:
Códex Alexandrinus |
Ou seja, quase todos os manuscritos gregos, incluindo o Códex Sinaiticus e o Códex Alexandrinus vertem o texto de Romanos:10:9 exatamente igual ao textus Receptus, mas os críticos textuais preferem ficar com um único manuscrito, o códex Vaticanus, rejeitando assim o manuscrito que eles chamam de "Melhor e mais antigo manuscrito" e um outro manuscrito muito importante para eles(Alexandrinus) e todos os demais manuscritos gregos que contem a passagem.
E para piorar a situação o texto do Códex Vaticanus tem erros gramaticais, o texto diz:
Hélio diz:
"(o corrompido Vaticanus)
tem esta segunda conjunção
"que"!!! (mesmo assim,
em Vaticanus, ambos "kuriov = Senhor"
e "ihsouv = Jesus"
são nominativos, que confusão"
Portanto isso nos leva a
seguinte questão: será mesmo
que o texto crítico quer ser o
mais próximo dos originais
ou baseado nos manuscritos
mais antigos ou será que ele
apenas quer discordar do
Textus Receptus?
Comentários
Postar um comentário