Metodologia Alexandrina?

 Metodologia Alexandrina?




Uma coisa que eu não consigo entender é a metodologia utilizada pelos críticos textuais, eles afirmam seguir "os melhores e mais antigos" manuscritos, sendo o códex Sinaiticus o manuscrito mais valorizado por eles, mas será que isso realmente é correto?

Vejamos um caso onde o texto critico vai contra todos os manuscritos gregos(exceto o Vaticanus) incluindo o Sinaiticus, e é Romanos:10:9, o texto diz:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.(ACF)

O texto critico modifica esse texto trocando: Confessares ao Senhor Jesus para: confessares que Jesus é senhor(NVI)

Sobre isso o irmão Hélio de Menezes Silva diz: 
Note que a expressão "confessar ... que Jesus é Senhor", da NVI, serve a muitos perdidos heréticos que defendem que Jesus é UM senhor (até mesmo senhor pessoal deles), o Qual Jesus tem ou terá vários senhores iguais a ele ou acima dEle. Em oposição a isto, a expressão "confessares ... ao Senhor Jesus", da KJV e da ACF, deve ser entendida em 2 nuances complementares, ambas superiores ao Texto Crítico e à NVI:
(a) confissão de toda a perfeita pessoa de Cristo (humanidade e divindade e senhorio), e
(b) além disso, também crer + falar + praticar exatamente tudo o que Ele falou e está registrado na Bíblia, sobre todo assunto."


O texto Recebido diz: οτι εαν ομολογησης εν τω στοματι σου κυριον ιησουν(Senhor Jesus)

O Textus Receptus verte o texto do mesmo modo que todos os manuscritos gregos com exceção de um.

O códex Sinaiticus verte:εν τω ϲτοματι ϲου(grafia 


antiga de σου)  



κν ιν (Abreviação de 


κυριον ιησουν)


Códex Sinaiticus

O códex Sinaiticus verte o texto exatamente igual ao Textus Receptus e a todos os manuscritos gregos exceto o Vaticanus.

Outro manuscrito grego Alexandrino muito importante para a crítica textual moderna é o códex Alexandrinus, datado do século 5 depois de Cristo, ele também verte o texto conforme o Textus Receptus e o Códex Sinaiticus:

Códex Alexandrinus

Ou seja, quase todos os manuscritos gregos, incluindo o Códex Sinaiticus e o Códex Alexandrinus vertem o texto de Romanos:10:9 exatamente igual ao textus Receptus, mas os críticos textuais preferem ficar com um único manuscrito, o códex Vaticanus, rejeitando assim o manuscrito que eles chamam de "Melhor e mais antigo manuscrito" e um outro manuscrito muito importante para eles(Alexandrinus) e todos os demais manuscritos gregos que contem a passagem.

E para piorar a situação o texto do Códex Vaticanus tem erros gramaticais, o texto diz:
   
Veja que tem um Oti(porque, pois) no lugar de 
σου, sobre isso o irmão 
Hélio diz:
 "(o corrompido Vaticanus) 
tem esta segunda conjunção 
"que"!!! (mesmo assim, 
em Vaticanus, ambos "kuriov = Senhor" 
e "ihsouv = Jesus" 
são nominativos, que confusão"

Portanto isso nos leva a 
seguinte questão: será mesmo 
que o texto crítico quer ser o 
mais próximo dos originais 
ou baseado nos manuscritos 
mais antigos ou será que ele 
apenas quer discordar do 
Textus Receptus?



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